segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ENTREVISTA Sonic Cathedral

Confira o texto original em inglês em
*Algumas perguntas foram cortadas devido as respostas serem IDÊNTICAS as da Entrevista para a Femme Metal.

Sara fala com Letourneau Christianna Zero e Johnny
Quando uma única banda agarra a atenção de todo o pessoal da Sonic Cathedral, você sabe que tem de ser uma boa. Este ano, a banda é Elysion. Este quarteto de metal alternativo grega lançou seu debut "Silent Scr3am" através da Massacre Records pouco antes do final de 2009, e em 2010 mais e mais pessoas estão descobrindo Elysion e seu som de sonho ainda simples. Agora, Elysion está se preparando para tirar proveito de toda a agitação e chegar aos fãs de todo o mundo. "Silent Scr3am" foi lançado no Japão logo depois da Páscoa, e a banda está planejando possíveis excursões na Europa e América do Norte.
Recentemente, a contribuinte da Sonic Cathedral, Sara Letourneau, conversou com dois dos principais membros do Elysion: a vocalista Christianna e o guitarrista/fundador Johnny Zero. Eles discutiram "Silent Scr3am", a história da banda, planos de turnê e uma banda qual Johnny gostaria de abrir um show um dia. Leia para saber mais!

Sara: Conte-nos sobre Elysion. Como a banda começou?

Christianna: Para começar, OI! a todos e obrigado por nos entrevistar! Nossa história começa em 2006, quando Johnny Zero e nossa ex-vocalista, Maxi Nil, fundaram o Elysion. Nosso baixista FXF e nosso baterista Petros Fatis se juntaram ao Elysion imediatamente, e a viagem começou. Depois de um grande número de shows, feedback incrível, e a gravação da nossa demo, Elysion foi abençoado em assinar um contrato com a gravadora Massacre Records e começou as gravações do álbum de estréia. Esse foi o momento em que eu entrei na banda, fechando a formando atual. Neste exato momento, estamos muito animados com o lançamento do nosso primeiro álbum chamado "Silent Scr3am", a alguns meses atrás, e estamos prestes a começar a turnê e compartilhar todas as nossas energias com todos!

Sara: Como surgiu o nome "Elysion"?

Johnny: Bem, o nome Elysion tem uma espécie de referência mitológica. Na verdade, uma das razões pelas quais optou-se por Elysion é todo o conceito rico de sonho por trás, pensando que seria uma combinação perfeita com a nossa perspectiva um tanto romântica das coisas. Em detalhe, na mitologia grega antiga, Campos Elísios era supostamente um lugar de descanso para os virtuosos após sua morte. Nós amamos o fato de que há um forte sentimento de esperança e promessa por trás de tudo isso, mas diferente do que é a alma humana e seus sentimentos que inspiram a nossa música.

Sara: Christianna, os leitores de Sonic Cathedral estão sempre interessados em descobrir como os cantores das bandas que cobrimos entram no heavy metal. Como você conheceu o metal?

Christianna: Acho que sempre soube que a música seria o amor da minha vida. Meu pai era um cantor de ópera. Minhas primeiras lembranças como uma criança estão cheios dele cantando para mim canções de ninar e ele já escreveu para mim. Quando fiz 6 anos, ganhei um sintetizador como presente de Natal, e meu pai começou a me ensinar algumas coisas teóricas sobre música. Lembro-me que sentava por horas e gravava músicas que cantamos juntos. Mais tarde, tive piano, aulas de harmonia e história da música. Na época eu tinha 15 anos de idade, eu já tinha um plano. Comecei a estudar como uma louca, todos os tipos diferentes de técnicas vocais que achei interessantes, de funk e soul music de power metal, tentando absorver todos os elementos bons, mas também encontrar minha identidade como cantora. Hoje eu ainda estou aprendendo, e eu sei que assim sempre será.

Sara: Vocês tiveram que substituir a sua vocalista original, Maxi Nil (agora com Visions of Atlantis), antes de assinar com a Massacre Records, e então gravaram seu álbum de estréia "Silent Scr3am." Como uma mudança tão grande afetou a banda? E o que fez Christianna ser a sua escolha para nova vocalista?

Johnny: De fato, tivemos que mudar nossa cantora, mas isso não foi devido a algum acontecimento infeliz. Isso só acontece em bandas que, por vezes, quando há diferentes pontos de vista, há uma necessidade de os membros se separarem. Christianna não era uma estranha para nós, porque no passado nós dividimos o palco – mas não na mesma banda. [NOTA: Christianna anteriormente era vocalista da banda grega Bare Infinity.] Quando nos aproximamos dela no outono de 2008, ficamos extremamente honrados em participar com uma música talentosa e promissora. Ela entrou no estúdio imediatamente para gravar os vocais de "Silent Scr3am", o que nos deixou muito animados, mas também conscientes a respeito tanto da atmosfera original das canções quanto das misturas de nossas ideias e caráter como cantora para o resultado final .

Sara: O seu álbum de estréia "Silent Scr3am" foi lançado no ano passado, e eu acho que é fantástico! Pode descrever o álbum para quem lê esta entrevista e não sebe muito sobre sua música?

Johnny e Christianna: Primeiro de tudo, gostaríamos de lhe agradecer por nos apoiar e pelas suas amáveis palavras, também! "Silent Scr3am" para nós é um raio de luz fluido rastejantemente em um quarto escuro...

Sara: Como vocês escolheram o título de "Silent Scr3am"?

Christianna: Queriamos uma coisa simples, mas bonita, tranquila, mas forte e sedutor ao mesmo tempo. Escolhendo duas palavras contrastantes entre si para o título que melhor comunicasse esse elemento. Eu acho que, assim como o resultado de todo o álbum, foi um trabalho em equipe. "Silent Scr3am" é o que cada um de nós gostaria de sussurrar, cantar ou gritar para a vida, na esperança de ser ouvido.

Sara: Quais os temas de algumas letras de "Silent Scr3am"? Pelo que tenho ouvido e lido, vocês falam sobre relacionamentos, sentimentos e seguir seus sonhos.

Johnny: Em "Silent Scr3am," eu era o principal compositor, com uma grande ajuda de Maxi (a ex-vocalista) em algumas músicas. Ela também veio com algumas letras maravilhosas. No entanto, é importante ressaltar o nosso som como um resultado da contribuição de todos os Elysion, cada um de nós misturando as nossas ideias e personalidades musicais com o resto. É por isso que eu acho que este álbum contém o melhor de todos nós! Quanto às letras, eu acredito que uma das coisas mais bonitas sobre o álbum é que ele permite que as pessoas ouçam o que querem ouvir de fora. Alguns vêem melancolia e tristeza, alguns vêem uma forma romântica de esperança nele. Nós mesmos simplesmente o vemos por inteiro. "Silent Scr3am" tem uma plataforma emocional muito forte. É uma celebração da alma humana em todos os seus momentos de grandeza ou fraqueza.

Sara: Você tem alguma história interessante de inspirações por trás de uma das suas músicas?

Christianna: Não existe tal coisa como um "conceito" restrito. No entanto, sentimos que há uma forte atmosfera por trás de "Silent Scr3am", e isso fica evidente em todas as músicas do álbum. Apesar de nossas músicas combinarem uma variedade de diferentes elementos e influências musicais, o nosso estado de espírito geral é sempre uma visão um tanto romântica de nossos sentimentos e sonhos, o que torna muito fácil para qualquer pessoa de se relacionar com nossas letras e emoções reveladas.

Sara: Eu tenho certeza que você tem faixas favoritas em "Silent Scr3am." Vamos colocar uma rotação diferente sobre essa questão: Qual música (ou músicas) vocês acham que é são a verdadeira representação do som do Elysion?

Johnny: É difícil responder, porque cada música tem momentos de grande emoção para mim. Se eu tivesse que escolher definitivamente a canção mais favorita, provavelmente seria "Killing My Dreams", porque eu considero que ela seja aquela que melhor representa o estilo do Elysion, e ela também estava entre as primeiras canções escritas para "Silent Scr3am".

Sara: Como vocês foram notados pela Massacre Records? E como é a sensação de ter um selo forte como a Massacre apoiando a sua música?

Johnny: Uma vez que nossa demo foi gravada, ela chamou a atenção de um número de selos, razão pela qual estamos mais do que agradecidos, é claro. Uma das marcas interessadas em Elysion foi também Massacre Records, que veio com uma ótima proposta e realmente se colocaram aos nossos pés! Foi uma das maiores notícias que nunca tinha recebido, e uma ótima maneira de fazer a nossa entrada na cena musical. Quanto ao contrato, só posso dizer que o número de álbuns é flexível, mas podemos dizer que esperamos que isso seja uma cooperação duradoura.

Sara: Vocês já fizeram alguns shows para promover "Silent Scr3am." Como os fãs responderam até agora?

Johnny: Até agora, nós tivemos um monte de grandes momentos com os fãs, e nós gostariamos de dizer um grande Obrigado a todos que nos ajudaram e apoiaram! Esperemos que, se gostaram de "Silent Scr3am", tenham um grande momento no show. Tentamos o nosso melhor para manter a qualidade do álbum em som e esperamos estar fazendo um bom trabalho, porque temos muito respeito com quem vem nos ver e sentimos que devemos isso a nós mesmos, para equivaler todo o bom trabalho que fizemos no álbum e não oferecemos nada menos do que o nosso melhor. Temos o cuidado de criar uma atmosfera completamente energética e emocional, e as pessoas agradecem, porque elas fazem a mágica acontecer.

Sara: Eu olhei algumas datas da sua turnê passada, vi que já abriram para bandas como Draconian e Septic Flesh. É difícil tocar com bandas de metal cujo estilo é diferente da sua? Por quê ou por quê não?

Johnny: Eu não acho que realmente importa. Elysion teve a sorte de dividir o palco com The Gathering, Christian Death, Diary of Dreams, Star Industry, Septicflesh, Moonspell, entre muitos outros, mesmo antes do nosso álbum ser lançado, e todos esses momentos foram muito importantes para nós.

Sara: Eu li na sua página do Myspace e em outras entrevistas que Elysion espera fazer uma turnê na Europa e América do Norte possivelmente no futuro. Como vão esses planos?

Christianna: Datas estão para ser anunciadas a qualquer momento! A turnê é a nossa prioridade neste momento, começando com a Grécia e com a nossa turnê européia logo em seguida. Uma turnê americana, provavelmente, vai se seguir no segundo semestre de 2010, então estamos entusiasmados sobre tudo isso e ansiosos para visitar tantos países quanto nos for possível.

Sara: Com quais bandas você gostariam de tocar um dia? Como alguma do tipo Iron Maiden? Ouvi que Johnny é um grande fã deles.

Johnny: Ah, Senhor! Isso seria ótimo! Bem, OK, você me pegou aqui. Isso é verdade, e eu realmente não posso fazer nada porque a cada dia está mais provado para mim que uma enorme influência desta banda foi quase toda banda de metal até hoje. Opa, eu fiz isso de novo... o Iron Maiden fala. (Risos)

Sara: Parece que há pontos em que mais e mais bandas de vocal feminino podem ser descobertas. Há festivais dedicados a mostrar bandas como Elysion e sites inteiros, como Sonic Cathedral para promover bandas de metal com vocal feminino. Quão útil você acha que esses recursos serão no sentido de levar o nome do Elysion lá pra fora?

Johnny: Você não pode imaginar! É importante dizer que nós prezamos cada webzine, revista, show, etc, e honra a todos individualmente, pois são as pessoas que fazem a nossa música ter significado.

Sara: Muito obrigado pela entrevista! Há algo que você gostaria de dizer para os fãs e leitores em Sonic Cathedral?

Johnny e Christianna: Elysion gostaria de lhe agradecer por esta entrevista, bem como para todos os tipos de paciência e seu apoio! Esperamos ser capazes de conhecê-lo pessoalmente um dia. Obrigado novamente por tudo! Tome cuidado!

Mais uma vez, Sonic Cathedral agradece a Johnny e a Christianna pelo seu tempo, e também Tom Hack do Massacre Records por descolar a entrevista. Boa sorte para Elysion em 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário